Blue Eyes IV

09 janeiro 2006














SACO VAZIO NÃO PÁRA EM PÉ
lisieux
(texto feito para o tema proposto pelo Luna e Amigos: "Fome no mundo e o mundo da fome)

"Vira e mexe" eu me lembro de algum dito da vovó Bela (aliás, apelido perfeito pra uma pessoa bonita por fora e por dentro). Sábia, ela sempre guardava alguma máxima na manga a fim de encerrar com fecho de ouro qualquer das nossas brigas e discussões sem sentido:
"Menina, dá logo um pedaço de bolo pro seu irmão, porque 'quem tudo quer, tudo perde"...
"Menino, não fale assim com sua mãe, porque vc é igualzinho a ela... não sabe que 'quem não parece com o dono é furtado?"...
"Minha filha, não teime comigo, porque 'quem não ouve conselho, ouve coitado!"...
"Meu filho, não seja avarento, porque 'quem dá aos pobres, empresta a Deus"...
E, lá ia ela, dando um conselho aqui, um abraço acolá e sempre desfiando a sua ladainha de ditados acumulados ao longo dos seus muitos anos.
E ela não tinha nenhuma simpatia por política... sempre via o noticiário da TV e fechava a cara para os políticos mineiros, "aquelas raposas velhas".
Lembrando-me da minha avó, dos seus ditos e da sua aversão pela política (tão diferente do interesse e engajamento dos netos que, desde jovens, gritavam slogans contra a ditadura e se alistaram nos centros estudantis), eu fico pensando em como ela ragiria aos políticos de hoje.
Em como ela olharia o operário barbudo e quase analfabeto como ela própria, dirigindo a nação e pondo a perder a oportunidade única de consolidar nossa ainda tão frágil democracia e fazendo muita gente, vergonhosanhosamente, sentir saudade da ditadura...
Fico pensando em como ela veria a miséria e a fome no Brasil e no mundo, ela que sempre fez questão de uma mesa farta para filhos e netos, pois já fora pobre e que nunca negava pão a algum eventual pedinte que lhe batesse à porta...
Fico pensando em como ela veria as guerras religiosas e as crianças raquíticas, ela que sempre foi temente a Deus e rezava toda noite por parentes, aderentes e mesmo estranhos, a fim de que eles tivessem casa, família e amor.
O que isso tivo tem a ver com o tema proposto no Lun'as, sobre "Fome no mundo e o mundo da fome?", vocês estarão se perguntando...E eu respondo: Tudo a ver!
Porque tenho certeza de que minha avó diria ao Lula e aos demais governantes de hoje, quando os visse nos palanques falando de Fome Zero, de pendengas religiosas, de brigas por petróleo ou pela posse da floresta amazônica:
"Peraí, ô meninos irresponsáveis... parem logo de bater boca inutilmente e de querer enganar o povo com a sua conversa fiada... tratem de botar comida na mesa do povo, ou a "vaca vai pro brejo"... Ou será que vocês ainda não sabem que 'saco vazio não pára em pé"?

BH - 06.01.06

1 Comments:

  • Você conseguiu com seu texto dar uma certa leveza a um tama tão pesado.Lindo!Lindo!demais!
    Beijos da sua irmã
    Isabel

    By Anonymous Anônimo, at 11:39 AM  

Postar um comentário

<< Home